By: Date: 30 de outubro de 2016 Categories: BI,Web Tags:, , , ,

data-miningArtigo apresentado para conclusão do Curso de Pós Graduação em Business Intelligence, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC ­MG) – Instituto de Educação Continuada (IEC), sob orientação do  Prof. Cristiano Carvalho.
Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade dos resultados da obtenção, mineração de dados e estudo da relevância do tema proposto; Final do Campeonato Mineiro de Futebol Americano entre Minas Locomotiva e Get Eagles frente ao Clássico do Futebol Mineiro entre Cruzeiro e Atlético. A proposta é comparar o impacto dos dois eventos na internet, em blogs especializados, sites e mídias sociais (Twitter, Facebook).
Baseado nas etapas do processo de KDD (Knowledge Discovery in Databases). Processo, não trivial, de extração de informações implícitas, previamente desconhecidas e potencialmente úteis. O processo inicia a partir dos dados armazenados em um banco de dados, Fayyad (1996), no qual se divide resumidamente em: dados, informação e conhecimento. Utilizando aplicações que permitam a automatização total ou parcial dessas etapas.

Nos resultados, foram apontados dados como faixa etária dos leitores, leitores por região geográfica, meios de comunicação que mais publicaram sobre os eventos, relevância das ocorrências entre outros indicadores.

Clique aqui para fazer o download do artigo.

*Publicação autorizada pela PUC Minas.