O Futebol Americano de Minas Gerais na Internet

data-miningArtigo apresentado para conclusão do Curso de Pós Graduação em Business Intelligence, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC ­MG) – Instituto de Educação Continuada (IEC), sob orientação do  Prof. Cristiano Carvalho.
Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicabilidade dos resultados da obtenção, mineração de dados e estudo da relevância do tema proposto; Final do Campeonato Mineiro de Futebol Americano entre Minas Locomotiva e Get Eagles frente ao Clássico do Futebol Mineiro entre Cruzeiro e Atlético. A proposta é comparar o impacto dos dois eventos na internet, em blogs especializados, sites e mídias sociais (Twitter, Facebook).
Baseado nas etapas do processo de KDD (Knowledge Discovery in Databases). Processo, não trivial, de extração de informações implícitas, previamente desconhecidas e potencialmente úteis. O processo inicia a partir dos dados armazenados em um banco de dados, Fayyad (1996), no qual se divide resumidamente em: dados, informação e conhecimento. Utilizando aplicações que permitam a automatização total ou parcial dessas etapas.

Nos resultados, foram apontados dados como faixa etária dos leitores, leitores por região geográfica, meios de comunicação que mais publicaram sobre os eventos, relevância das ocorrências entre outros indicadores.

Clique aqui para fazer o download do artigo.

*Publicação autorizada pela PUC Minas.

 

Web Mining utilizando o Knime

Como exercício da Pós que estou cursando (Business Intelligence), elaborei um primeiro relatório utilizando o Knime.

Analise da repercussão do evento: O primeiro jogo de futebol americano realizado no Estádio Independência em Belo Horizonte, pelo campeonato mineiro de futebol americano, entre os times Minas Locomotiva e Get Eagles.

Minas Locomotiva x Get Eagles

Data do levantamento: 25/03/2016

Relatório de levantamento sobre a representatividade de termos ligados ao evento dentro da rede social *Twitter, possibilitando o reconhecimento de palavras e postagens com potencial para exploração publicitaria.

Para visualizar o relatório, clique aqui.

O retorno

Resolvi me dedicar ao blog novamente. Claro que a Pós em Business Intelligence que estou cursando tem um peso enorme nisso.
Vejo o ato de publicar algo aqui, como um meio bem prazeroso de estudar. Eu preciso pesquisar, pensar em um texto interessante e com isso, vou ganhando mais conhecimento sobre o mundo do Bi e claro, desenvolvimento de sistemas.
O que pretendo postar um texto novo por semana, tratando de assuntos importantes no universo da Business Intelligence

Com os mesmos conteúdos de sempre, mas agora com a novidade do Business Intelligence, Big Data e data warehouse. Pois agora meu mundo profissional gira em torno dos bancos de dados.

Pós em Business Intelligence

Depois de quase 6 anos formado em Analise de Sistemas, mesmo fora do que era planejado, me matriculei em uma pós.

Mas, não em qualquer pós, essa conseguiu me conquistar pelo conteúdo oferecido e ainda casou o cronograma de aulas com exatamente o que eu precisava.
Um amigo me falou do curso, que estava seriamente interessado e me passou o link com os detalhes do curso.
Foi praticamente imediato, comecei a ler, pesquisar sobre Business Intelligence, Big Data e data warehouse pois eram assuntos que eu já conhecia mas mesmo assim, estavam um pouco distantes da minha realidade profissional, mas sempre me deixava ir para o lado dos bancos de dados.
Eu já havia trabalhado bastante com ETL, OLAP, mas nunca pensando em uma solução de BI.

 

Pós Graduação em Business Intelligence Puc Minas
O Curso de Especialização em Business Intelligence foi concebido de modo a buscar o preenchimento de uma lacuna na formação avançada dos profissionais que atuam na área de banco de dados e em projetos de BI que é ampliar sua visão sobre o negócio da empresa para propor e construir soluções para apoio à decisão simples, inteligentes e mais confiáveis, além de serem, no que concerne a arquitetura tecnológica, adequadas e eficazes. É justificado pelo crescimento do mercado de Business Intelligence na América latina – especialmente no Brasil – o que já direciona para uma demanda real por profissionais capacitados com competências para entender bem as estratégias e necessidades do negócio e gerenciar, projetar e desenvolver projetos de Business Intelligence.
Conteúdo específico

– Introdução a Business Intelligence
– Gestão de Performance Corporativa (CPM)
– Gestão do Conhecimento
– Web Mining e Inteligência em Redes Sociais
– Métodos Quantitativos
– Projeto e Construção de Aplicações ETL
– Projeto e Construção de Aplicações OLAP
– Solução BI Microsoft
– Solução BI ORACLE
– Solução BI IBM
– Gerenciamento de Projetos em Business Intelligence
– Utilização de Padrões no Desenvolvimento de Aplicações

Mais informações: Site Puc Minas