Banco de Dados

Banco de Dados ou se quiserem base de dados é um mecanismo dos mais importantes dentro dos sistemas de informação, disso, todos que trabalham com desenvolvimento já sabem.

Um banco de dados vem como uma das formas de manter um deposito de dados, que nesse momento, ainda não são tratados como informação.

Antes, o conceito de Banco de Dados era relacionado somente à computação. Mas hoje, eles estão em quase tudo que usamos durante o nosso dia, sim, em quase tudo.
Sua grade de canais na televisão, é um banco de dados. Sua agenda no relogio, também.

Mas aqui, focarei mesmo na computação, que estuda a estruturação de dados e todas as operações que possam ser realizadas sobre estes dados. Operações como consultas, calculos, relatorios e muitas outras.

Um banco de dados pode ser definido como um conjunto de dados, estruturadas. Dados, que em um momento futuro, apóis serem tratados e manipuladas por um software, serão tratados como informações.
Um banco de dados é gerenciado e mantido por meio de um sistema conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo para esses dados, de forma simples, em arquivos.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia ó o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.